PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Hipermercado na Aparecida é intimado por vazamento de óleo diesel

Da Redação

Um estabelecimento comercial de grande porte no bairro Aparecida foi intimado a executar imediatamente a limpeza de um quil√īmetro de rede de drenagem e de trecho de 300 metros do canal 6 por vazamento de √≥leo diesel nesta ter√ßa-feira (4). Estima-se que cerca de dois mil litros do produto tenham se alastrado pelas galerias de √°guas pluviais, desembocando no canal.

O incidente ocorreu na madrugada e mobilizou, pela manh√£, mais de 50 pessoas, entre equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Servi√ßos P√ļblicos (Seserp), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis (Ibama), Companhia Ambiental do Estado de S√£o Paulo (Cetesb) e Porto de Santos.

De acordo com o Ibama, o óleo chegou ao mar. Porém, por se tratar de material volátil, a tendência é que se dissipe ao longo dos dias.

O grupo empresarial também será autuado nas esferas municipal e federal, após avaliação da Prefeitura e Ibama. A empresa ainda terá que apresentar o Plano de Prevenção de Acidentes e Manutenção e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

“N√£o h√° problema nesse momento, ningu√©m precisa ficar preocupado, pois toda a seguran√ßa foi pensada dentro das a√ß√Ķes e exig√™ncias que deveriam ser tomadas junto √† empresa. De imediato, foram instaladas mantas e barreiras absorventes, fechada a comporta que liga o canal e o mar, e feita a vistoria”, afirmou a chefe do Ibama em Santos, Ana Ang√©lica Alabarce.

 - REVISTA MAIS SANTOS  - REVISTA MAIS SANTOS

Fotos: Susan Hortas/Prefeitura de Santos

Equipes dos √≥rg√£os ambientais e de seguran√ßa fizeram uma busca pelo bairro, abrindo as galerias com apoio da CET-Santos. “Chegamos ao respons√°vel pelo incidente poluidor, que ser√° autuado. Temos uma legisla√ß√£o municipal r√≠gida”, destacou o titular da Semam, M√°rcio Gon√ßalves Paulo.

Ainda pela manhã, além do fechamento da comporta, uma barreira de contenção foi instalada pela Semam no trecho do canal 6, entre as avenidas da praia e dos Bancários, para conter o vazamento. Outra barreira de mantas foi instalada nas pontas do trecho do canal para evitar que o óleo se alastrasse.

GERADOR

O vazamento foi provocado por uma das mangueiras de um gerador que estava desgastada por falta de manutenção. Começou por volta das 2h e os órgãos ambientais e de segurança foram acionados por volta das 7h30.

“Foi um problema no tanque de combust√≠vel que serve para abastecer o sistema de gerador do pr√©dio. Como ocorreu na madrugada, a equipe do hipermercado s√≥ identificou o vazamento pela manh√£ e n√£o percebeu a dimens√£o do ocorrido”, disse o coordenador de riscos da Defesa Civil de Santos, Jos√© Carlos Turziani da Silva.

LIMPEZA

A limpeza do canal e das galerias, a cargo do grupo empresarial, é realizada pela empresa Hidroclean, que executa serviços emergenciais no Porto de Santos. O trabalho é feito com auxílio de caminhão hidrovaco. O serviço continua nesta quarta-feira (5).