PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Mais uma baleia jubarte aparece morta em Santos

Da Redação

No início da noite de quinta-feira (12), o Instituto Gremar foi acionado por conta de mais um caso de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) avistada em óbito, novamente na região da Praia do Gonzaga, em Santos, próxima ao Canal 2.

Este é o quarto acionamento pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) envolvendo mamíferos desta espécie no trecho monitorado pela entidade (de São Vicente à Bertioga), no período de uma semana.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Trata-se de um animal de aproximadamente 8 metros, fêmea, em avançado estado de decomposição, aparentando interação com rede de emalhe.

Como a carcaça ainda estava em área de arrebentação, foi necessário aguardar o encalhe para realização do exame de necropsia. Ele ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), quando amostras foram
coletadas para análise e possível identificação de outras eventuais causas de sua morte.

PMP/BS – Encalhes de baleias jubarte no trecho monitorado pelo Instituto Gremar em 2021

2 de junho – Praia de Guaratuba (Bertioga-SP)
5 de agosto (dois animais) РPraia do Gonzaga (Santos-SP) e Praia do Moisés (Guarujá-SP).
9 de agosto – Praia da Enseada (Guaruj√°-SP)
12 de agosto – Praia do Gonzaga (Santos-SP)

Confira o vídeo:

O que é o PMP-BS

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

√Č realizado desde Laguna/SC at√© Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre S√£o Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Imagens: Divulgação/Instituto Gremar