PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Orquidário ganha painéis em homenagem à fauna e flora de Santos

Da Redação

O Orquidário Municipal está de cara nova. Quem passar pelo playground do parque, a partir desta quarta-feira (28), poderá contemplar dois painéis criados pelo artista visual Daniel Alves Fernandes, também conhecido como Drosh. Ambas as artes, repletas de cores vibrantes, homenageiam a fauna e a flora presentes em Santos.

Na 14° edição do Projeto Tela de Rua, idealizado por Daniel, as paredes externas do ‘labirinto’ do playground receberam um visual urbano que evidencia a vegetação. Já na parede do anexo da unidade de educação ambiental foi criado um grande painel, de aproximadamente 3,5m x 4,5m, homenageando o macaco da espécie bugio-ruivo, o papagaio-de-cara-roxa e as orquídeas do gênero cattleya.

“A nossa intenção, com esses painéis, foi ressignificar o local, trazendo vida através da arte. É um elemento lúdico que contribui com um ambiente mais leve, adequado para uma área de playground”, explica o coordenador do parque, Rodrigo Derbedrossian. Ele diz que, mesmo antes das artes serem finalizadas, já sentiu uma boa interação com o público. “Principalmente as crianças. Eu as vejo procurando se ‘encaixar’ nos painéis para tirar foto”.

A obra do labirinto foi finalizada ainda em junho, após dois dias de trabalho, e o grande painel, que levou o mesmo tempo de serviço, foi concluído na última segunda-feira (26). Ao todo, foram utilizadas mais de 70 latas de tinta spray e pelo menos três litros de tinta acrílica. “As cores vibrantes são uma característica do meu trabalho, pois trazem mais vida e impacto à arte”, explica Drosh.

Projeto Tela de Rua

Pintados de forma voluntária, os painéis criados no Orquidário integram o Projeto Tela de Rua, que traz cores a espaços públicos e privados, inspirando criatividade e alegria. “Creio que eu tenho uma missão como artista, de levar cor, alegria e conteúdo. Fazer com que haja comunicação entre o lugar onde aquela arte foi inserida e as pessoas que passam por ali”, disse Drosh.

O Projeto Tela de Rua foi criado no ano passado e atua em toda a Baixada Santista. Em Santos, passou pela Subprefeitura da Zona Noroeste, pelo Complexo Esportivo Cultural Marina Magalhães Santos Silva e por diversos pontos dos Morros, como escadarias e pontes. Mais informações a respeito do projeto podem ser encontradas no perfil @teladerua, no Instagram.

Serviço

O Orquidário (Praça Washinton s/n) fica aberto de quarta a domingo, das 9h às 18h. A bilheteria fecha às 17h. Ingressos custam R$ 8,00. Menores de 8 anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita. Crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia entrada com apresentação de documento.

Foto: Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos