PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Clínica-Escola do Autista de Santos amplia o atendimento

O an√ļncio ocorreu nesta ter√ßa-feira (2), quando se celebra o Dia Mundial de Conscientiza√ß√£o do Autismo.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

A Cl√≠nica-Escola do Autista de Santos vai ampliar o atendimento para 50 novos pacientes, no hor√°rio noturno. O an√ļncio ocorreu nesta ter√ßa-feira (2), quando se celebra o Dia Mundial de Conscientiza√ß√£o do Autismo.

Outra novidade √© a terapia realizada no local com os c√£es da Guarda Civil Municipal (GCM), a cinoterapia, que ajuda no desenvolvimento das intera√ß√Ķes sociais a partir da intera√ß√£o com o animal, os colegas e o terapeuta. O trabalho come√ßou em mar√ßo e a ideia √© que a Cl√≠nica-Escola se torne um campo de pesquisa cient√≠fico para esta metodologia para ampliar as evid√™ncias de contribui√ß√£o terap√™utica.

Segundo a Prefeitura, o¬†aumento do atendimento foi poss√≠vel pela amplia√ß√£o do hor√°rio do local, que passa a receber pacientes tamb√©m das 17h √†s 21h. O servi√ßo, o primeiro no Brasil a ser oferecido totalmente pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS), em funcionamento desde 2020, n√£o cuida apenas das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas d√° suporte √†s fam√≠lias, que participam de grupos para trocar experi√™ncias e receber orienta√ß√£o parental sobre o acompanhamento das atividades desenvolvidas em casa, que possibilitam a autonomia do paciente, dando continuidade ao tratamento al√©m do per√≠odo em que permanecem na unidade.

A assist√™ncia √†s fam√≠lias tamb√©m ganha o refor√ßo de um curso de educa√ß√£o a dist√Ęncia (EAD), que dar√° suporte a essas 50 fam√≠lias iniciando as interven√ß√Ķes na unidade, al√©m de outras 70, que aguardam vaga na Cl√≠nica-Escola e que podem iniciar as estimula√ß√Ķes em casa enquanto esperam a sua vez. A Prefeitura estuda a implanta√ß√£o de uma nova unidade para o segundo semestre de 2024 para suprir essa demanda.

A partir da noite desta terça-feira (2), alguns pontos da cidade, como a Clínica-Escola do Autista, os viadutos Paulo Gomes Barbosa, Aristides Bastos Machado, Avenida Ana Costa e o Paço Municipal ganham uma iluminação cenográfica azul em alusão ao Mês de Conscientização sobre o Autismo.