PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Covid-19: Santos vai reabrir inscri√ß√Ķes para vacina√ß√£o de idosos acamados

Da Redação

A Secretaria de Sa√ļde de Santos vai reabrir as inscri√ß√Ķes para a vacina√ß√£o de idosos acamados contra a Covid-19. Os cuidadores ou acompanhantes do acamado devem se dirigir √† policl√≠nica do bairro de resid√™ncia de 1¬ļ a 5 de fevereiro.

√Č necess√°rio apresentar um documento do acamado com foto, comprovante de resid√™ncia, al√©m de laudo m√©dico, receita, exame ou qualquer outro tipo de declara√ß√£o que comprove a situa√ß√£o cl√≠nica do paciente.

Vale lembrar que os atendidos pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisam se cadastrar, pois já estão contemplados no Plano Municipal de Imunização.

Critérios
S√£o consideradas idosas acamadas as pessoas com mais de 60 anos que necessitem de cuidados de sa√ļde dentro de sua resid√™ncia, pela total impossibilidade de se deslocarem √† policl√≠nica. S√£o pessoas que n√£o conseguem se locomover de forma alguma.

Durante a inscrição, será preenchido ainda um questionário para melhor avaliação da equipe de enfermagem sobre o acamado. Por fim, será entregue um comprovante de inscrição, que deve ser guardado até o momento da aplicação da segunda dose da vacina.

Caso o paciente acamado não esteja na residência ou não seja aceita a entrada da equipe de enfermagem, a inscrição será automaticamente cancelada. Vale destacar que todos os profissionais são devidamente identificados com crachá.

Acompanhantes, cuidadores ou qualquer outro morador do domic√≠lio n√£o ser√° vacinado. Todos os demais devem seguir o cronograma do p√ļblico alvo e se dirigir at√© a policl√≠nica.

Cronograma
De acordo com a previsão divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo na sexta-feira (29), a imunização dos idosos com 90 anos ou mais inicia em 8 de fevereiro. Entre os que têm entre 85 e 89 anos de idade, a vacinação será realizada a partir de 15 de fevereiro.

A equipe de vacinadores irá à residência do acamado no período referente à vacinação de sua faixa etária, sem agendamento prévio.

A Secretaria de Sa√ļde de Santos informou tamb√©m que segue no aguardo de novas remessas de vacinas para ampliar a imuniza√ß√£o. O munic√≠pio j√° recebeu 16.900 doses, considerando CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, que foram distribu√≠das aos profissionais de sa√ļde e aos idosos em cl√≠nicas de repouso, bem como os cuidadores que trabalham nesses locais.

Foto da capa: Divulgação/Prefeitura de Santos