Da Redação
Em meio à suspensão de boa parte das atividades presenciais em sua sede, devido à pandemia, o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS vem desenvolvendo programas adaptados à realidade momentânea. Um deles é o Programa de Psicologia, que manteve os atendimentos a pacientes, criando alternativas online para manter os inscritos no Grupo Solidário, sem prejuÃzo da orientação psicossocial.
Dessa forma, o psicólogo do Gapa, Valfran Souza Santos, procurou mantê-los orientados e informados sobre tudo o que as pessoas que vivem com HIV precisam saber sobre a Covid- 19, assim como as precauções que as pessoas devem seguir para prevenir a infecção pelo coronavÃrus. O mesmo acontece em relação à assistente social Regina Márcia Osório da Fonseca.
“Sistematizamos conhecimentos para as intervenções psicológicas, diante da pandemia, implantando novos sistemas de atendimentos, trabalhando com as potencialidades e desafios prestando serviços psicológicos de qualidade”, diz Valfran. “Para que pudéssemos continuar trabalhando com a premissa máxima de qualidade na assistência aos portadores de HIV/Aids, com atendimentos online e presenciais, mantivemos atividades como apoio psicológico e aconselhamento a pacientes com diagnostico recente de HIV/Aids; atendimento familiar, Psicoterapia Breve Individual, além de diálogos incluindo a assistente social”.
Todos os recursos de comunicação têm sido usados pelo setor, desde telefonemas, chamadas de vÃdeo e redes sociais como WhatsApp e Facebook. “Os pacientes foram contatados e além das orientações-padrão, de acordo com a OMS e a cartilha distribuÃda pela UNAIDS, foram acolhidos a partir de escuta responsabilizada, diálogo, reconhecimento de emoções, limites e possibilidades de cada um, com orientações e aconselhamento, ficando disponibilizado os contatos do psicólogo e assistente social para qualquer ajuda, orientações e esclarecimentos”, relata o psicólogo.
Todo esse trabalho continuará ao longo deste ano, até que novos protocolos de segurança sanitária sejam divulgados.
Campanhas
Outra atividade bem sucedida foi a campanha antitabagismo “Desista dessa Ideia”, com distribuição de fôlderes e textos, com dicas para o dia a dia, nas datas de entrega de cestas básicas aos assistidos pelo Gapa. O profissional reconhece: “Parar de fumar não é uma decisão fácil, precisa de muito apoio. Porém, o objetivo da ação não é impor que as pessoas deixem de fumar, mas sim, terem consciência para decidirem se querem ou não parar com o vÃcio”.
A finalidade da campanha é a prevenção e a educação sobre o combate à s drogas lÃcitas e ilÃcitas. “Todo material didático foi produzido visando a prevenção, evitar o uso indevido de drogas, reeducar o usuário e recuperar o dependente, através de informações, aconselhamentos e encaminhamentos necessários no processo de recuperação”, conclui Valfran.
No final do ano, os assistidos pela entidade, mesmo respeitando o distanciamento social, foram convidados refletir sobre gratidão e o significado do Natal, a partir do link https://photos.app.goo.gl/mbL4Z7GBjDj7jCZC6, com material elaborado assistente social Regina Márcia. “A gratidão cura as nossas emoções e, através da cura emocional, curamos a nossa vida. Quanto mais gratidão sentimos, mais a nossa vida melhora. Trata-se de uma mudança de percepção face ao que já temos e que melhora o bem estar e a qualidade das nossas relações interpessoais”.
O Gapa/BS tem sua sede na Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos, onde podem ser feitos contatos presenciais, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14 às 17h, com agendamento prévio para os setores de Psicologia e Assistência Social para atendimentos de forma sigilosa. O telefone é 3222-3109.
Foto da capa: Divulgação