Da Redação
A Prefeitura de Santos manifestou interesse em participar do consórcio público para aquisição de vacinas contra a Covid-19, que será instituÃdo até o dia 22 de março. Essa é uma iniciativa da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que pretende dar suporte aos municÃpios, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional.
O documento, assinado na manhã dessa sexta-feira (5) pelo prefeito Rogério Santos, pretende facilitar também a aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos do interesse do MunicÃpio. Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municÃpios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais.
O intuito do consórcio é gerar uma alternativa, com segurança jurÃdica à s prefeituras, para que possam realizar as compras de vacinas e insumos diretamente dos fabricantes, caso o PNI não consiga atender, na totalidade, os municÃpios.
Até essa sexta-feira (5), Santos já aplicou mais de 70 mil doses de vacinas, entre profissionais de saúde e idosos acima de 77 anos.
Foto: Isabela Carrari/PMS