PUBLICIDADE

Brasil / Economia

T√≠tulos p√ļblicos sofrem desvaloriza√ß√£o em novembro

Os t√≠tulos p√ļblicos federais refletidos pelo IMA-Geral, o √ćndice de Mercado ANBIMA (Associa√ß√£o Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) tiveram desvaloriza√ß√£o de 0,71% em novembro, o pior resultado mensal desde maio do ano passado, quando houve a greve dos caminhoneiros. No acumulado do ano, o retorno m√©dio √© positivo, de 11,82%.

‚ÄúO resultado do m√™s passado foi impactado, principalmente, pela volatilidade no mercado externo‚ÄĚ, afirma Hilton Notini, gerente de Pre√ßos e √ćndices da ANBIMA.

Os índices que representam papéis com prazos maiores foram mais afetados. O IMA-B5+, que acompanha NTN-Bs com mais de cinco anos, teve variação negativa de 4,07% em novembro. No acumulado do ano, entretanto, mantém a melhor performance entre os demais subíndices, de 27,06%. Já o IRF-M1+, que reflete papéis pré-fixados com mais de um ano, caiu 0,83% no mês, chegando a 13,42% no ano.

O IMA-B5, que reflete as NTN-Bs at√© cinco anos, tamb√©m teve retorno m√©dio negativo no m√™s, de 0,28% (no ano, tem alta de 11,77%). O IRF-M1, que retrata os ativos pr√©-fixados de at√© um ano, e o IMA-S, que segue a trajet√≥ria da Selic com os pap√©is p√≥s-fixados, tiveram crescimentos de 0,33% e de 0,38%, respectivamente ‚Äď em 2019, esses sub√≠ndices acumulam altas de 6,31% e 5,59%.