PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Maioria da população santista está imunizada contra a febre amarela

Uma pesquisa contratada pela Prefeitura apontou que 59,8% dos santistas já tomaram a vacina contra a febre amarela alguma vez e, portanto, estão imunizados contra a doença que deve chegar em breve ao Município. O levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), realizado nos dias 27 e 28 de março, ouviu 800 moradores de vários bairros e comprova os bons resultados da campanha de imunização de 2018, além do histórico de cobertura nos anos anteriores.

Os índices da pesquisa calculados sobre o total da população santista (434 mil pessoas) apontam que mais de 258 mil pessoas estão protegidas contra a doença. Entre os 40% dos entrevistados que responderam que ainda ‘não’ se vacinaram, a maioria (28,3%) informou ter ‘problema de saúde’, o que inviabiliza a imunização por restrição médica – este público corresponde a cerca de 50 mil moradores.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, a pesquisa é um importante diagnóstico da realidade de imunização local, pois a informatização da rede municipal de saúde é recente e, anteriormente, não era possível consultar nos cadastros quem tomou ou não a vacina.

Ferraz destaca que ainda não há casos confirmados da doença entre residentes de Santos, mas que a previsão de especialistas da área de infectologia e do Centro de Vigilância Epidemiológica, do governo estadual, é de que nos próximos meses o cenário deve mudar. “Por isso é muito importante que aqueles que ainda não estão cobertos pela vacina e não tenham restrições procurem os postos de saúde. A febre amarela é uma doença com alta taxa de letalidade (morte) e a vacina ainda é a principal forma de prevenção”.