
Da Redação
Morreu no inÃcio da noite desta quinta-feira (21), a ex-deputada federal Mariângela Duarte. Ela havia sido diagnosticada com câncer no pâncreas, em dezembro do ano passado, e faleceu em casa vÃtima da doença.
A professora universitária era filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) onde construiu a carreira polÃtica. Foi vereadora em Santos por duas oportunidades – 1989 a 1992 e de 1993 a 1994. Se tornou deputada estadual no perÃodo de 1995 a 1998 e reelegeu ao cargo em 1999 ficando na Assembleia Legislativa de São Paulo até 2002.
Em 2003 assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados Federais em BrasÃlia onde permaneceu até 2007. Ao fim do mandato filiou-se ao PSB.
Mariângela lecionou na Universidade Católica de Santos onde foi presidente da Associação dos Docentes da UniSantos. Atuante na educação, foi fundadora e membro da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado, na Baixada Santista. Membro do Conselho Municipal de Saúde, em Santos e membro do Conselho Municipal de Educação, também em Santos.
A ex-parlamentar foi uma das responsáveis por trazer a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para Santos e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em Cubatão. Ela deixa quatro filhos e seis netos.
Luto
Por conta do falecimento da professora, ex-vereadora e ex-deputada, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) decretou luto oficial na Cidade por três dias.
“Foi com extrema tristeza que recebi a notÃcia do falecimento da nossa aguerrida professora e deputada Mariângela Duarte. Uma mulher que tinha ideais, lutou pela nossa região com afinco e sempre teve a bandeira da educação em primeiro lugar. Caminhamos juntos em muitos momentos, quando aprendi a admirar e respeitá-la como um verdadeiro Ãcone da polÃtica santista, motivo de muito orgulho para todos nós. Perdemos uma amiga e uma fonte de inspiração. Com certeza, ela deixa uma rica história e ensinamentos para que as próximas gerações possam se espelhar. Nossos sentimentos aos familiares neste momento de dorâ€, destacou Barbosa.
Foto: Reprodução