O governador de São Paulo,  João Doria, anunciou nesta segunda-feira (20) o inÃcio dos testes da CovonaVac, vacina contra o coronavÃrus, no Brasil. O Instituto Butantan receberá as doses de imunizantes e placebos que serão utilizados na realização da terceira fase de ensaios clÃnicos para desenvolvimento da vacina, em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science.
A carga com 20 mil doses, proveniente da China, desembarcou durante a madrugada de hoje no Aeroporto Internacional de Guarulhos e será levada à sede do Instituto Butantan para ser verificada. Em seguida, será distribuÃda aos 12 centros de pesquisa responsáveis pelo recrutamento, aplicação e acompanhamento dos voluntários.
†Vamos informar à opinião pública brasileira e internacional sobre a evolução de cada resultado, respeitando os critérios éticos, cientÃficos e contratuais da pesquisa. É um grande dia para a ciência brasileira. Um dia de esperança para milhões de brasileiros e também de habitantes de outros paÃses onde essa vacina deverá ser também aplicadaâ€, disse Doria.
Os testes da vacina, uma das mais avançadas do mundo, começam nesta terça-feira (21) no Hospital da ClÃnicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. A terceira fase de testes no HC será direcionada a 890 voluntários. Os pesquisadores do hospital vão analisar os voluntários em consultas agendadas a cada duas semanas. A estimativa é concluir as primeiras análises em até 90 dias.
Foto: Governo de São Paulo