Da Redação
O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (27) que o Brasil está à disposição para ajudar pessoas de outros paÃses sul-americanos a deixar a Ucrânia, em razão dos bombardeios da Rússia no paÃs.
Um grupo de 39 pessoas, sendo 37 brasileiros e dois uruguaios, partiu de Kiev e chegou à embaixada do Brasil na Romênia, anunciou o presidente.
“Havendo vagas, eles entrarão nos nossos aviões. Não acredito que se bloqueie fronteiras porque se trata de uma questão humanitária. Nenhum paÃs quer expor vidas à guerra”, afirmou Bolsonaro, em entrevista coletiva realizada no Forte dos Andradas, em Guarujá, local onde está hospedado no feriado de Carnaval.
O presidente reforçou a colaboração quando lembrado por um repórter que a Argentina não possui embaixada na Ucrânia. “Estamos à disposição e pretendemos colaborar no transporte. Pode ser a Argentina, não tem problema algum”.
Bolsonaro lembra que o PaÃs só aguarda manifestação dos interessados em retornar para o Brasil. Tanto que duas aeronaves K-390 da Força Aérea Brasileira estão disponÃveis para o voo humanitário.
O presidente deixou claro que o Brasil ficará na neutralidade com relação ao conflito, que ele não acredita ser demorado. “Todo mundo tem a perder. Não acredito que se prolongue por mais tempo, embora guerra tenha data para começar, mas não para terminar. Acredito que nos próximos dias ou até horas apareça a solução para este caso”, afirma.
Foto: Reprodução Redes Sociais