PUBLICIDADE

Arte

Tour virtual é a nova atração da Pinacoteca Benedito Calixto

 - REVISTA MAIS SANTOS

Os tours virtuais se consolidaram neste período de pandemia. Em um momento em que viajar ainda é algo impensável, considerando a propagação do novo coronavírus, alguns museus e outros equipamentos culturais no País, abriram as portas para esse tipo de visitação, permitindo aos interessados adquirir conhecimento sem sair de casa.

Seguindo essa tendência a Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, se prepara para lançar, no próximo dia 10, às 19h30, o projeto Tour Virtual. A iniciativa já vem sendo preparada há alguns meses pela atual diretoria, representada por Jorge Mariano, atual presidente da Fundação.

O público terá a disposição a visitação por seis salas, que estarão com a exposição permanente das obras de Benedito Calixto, além da participação de quatro monitoras, estudantes do curso de história e contratadas através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A ideia é que elas sempre realizem pesquisas sobre as exposições que estarão na Pinacoteca e sobre o acervo permanente, para que possam aprimorar os  seus conhecimentos e também visando dar um bom atendimento ao público visitante. “A cada exposição temporária que entra as monitoras se interam do conteúdo das mesmas”, esclarece José Eduardo Moreira, gerente administrativo do Casarão branco.

O produtor cultural da Pinacoteca, Fábio Luiz Salgado explica que o público poderá acessar o tour virtual através das redes sociais (Facebook) da própria instituição que está registrado como Fundação Pinacoteca Benedito Calixto. “É como se fosse um evento, que irá acontecer no local, sendo postado ao vivo”, ressalta.

Cada monitora gravou um vídeo de aproximadamente 3 minutos, onde ela destaca uma obra do autor, descrevendo suas características e datas relacionadas à época em que tal quadro foi produzido.  Esse material, inédito, será postado na sexta-feira (10) durante o lançamento do projeto.

“Se a pessoa assistir todos os vídeos em sequência, não passará de 20 a 25 minutos”, esclarece Fábio que reforça a importância das pessoas ficarem em casa e, agora, terem essa oportunidade na palma da sua mão.

 - REVISTA MAIS SANTOS

CONTADORES DE HISTÓRIA

Parte integrante e muito especial desse projeto são as monitores. Vamos conhecer o perfil de cada um deles.

Gabrielle Silva Chiappani, 21 anos, cursa a licenciatura,  apaixonada por filmes, livros e assuntos ligados ao Patrimônio. Natural de Santos, atualmente trabalha como educadora na Pinacoteca Benedito Calixto. No vídeo aborda informações sobre algumas obras na temática Santos antiga e arte sacra de Benedito Calixto.

Lívia Rodrigues Ferreira, 20 anos, estudante de História, leitora voraz e apaixonada por filmes de drama. Nascida e criada na cidade de Santos, atualmente trabalha como educadora na Pinacoteca Benedito Calixto. Aborda nesse vídeo, breve relato sobre a vida e obra do artista que nossa Fundação homenageia.

Herika Maria Silva, natural de Santos, 39 anos. Mãe da Maria Clara. Sambadeira por parte de mãe. Sambista por parte de pai. Formada em Administraçao e Comércio Exterior, resolveu mudar o rumo e enveredar para os lados da Educação.  Atualmente formanda em História, trabalhando como Educadora. No vídeo ela fala sobre algumas obras de Benedito Calixto e discorre um pouco sobre a história do casarão branco, atual Pinacoteca de Santos.

Maria Vitória de Moura Opasso Pequeño, 20 anos. Estudante de História. Paixões pela natureza, mar e educação patrimonial, história da arte e psicologia da educação.  Ama cursos ligados a patrimônio, museologia e sobre sua região local. No vídeo ela aborda, a sala que o acervo  abrange  a marítima da cidade de Santos (antes e depois da proclamação da república), modernização do Porto santista e a sala dos Nus (parte do acervo ligado a trabalhos acadêmicos de Calixto na Europa) .

PROGRAMAÇÃO

Lançado o tour virtual o público poderá, também, assistir sempre pelas redes sociais a apresentação de vários artistas. No sábado (11) será a vez de André Cardoso. Ele iniciou na música ainda criança, aprendendo piano com sua avó. Em 2008 passou a fazer aulas de violão com o professor Antonio Manzione e integrou a Camarata Heitor Villa-Lobos até o ano de 2010. Atualmente, possui formação em Violão Erudito pelo Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos, e ensaia e coordena a Camerata Manzione, a qual também faz parte.

Junto com ele estará, também, Luiz Mateus. Iniciou seus estudos em violão com o professor Antônio Manzione em 2013. Em 2018 começou a ter aulas com Iury Cardoso e, no ano seguinte, entrou para a Escola Municipal de Música de São Paulo, tendo aulas com Daniel Murray. Atualmente está em seu último ano de Licenciatura em Música na Unimes, participa do Coral Municipal de Santos e dá aulas de violão.

No domingo (2) a apresentação será da cantora Victoria Bertoldo e Maurício Martins que irão trazer clássicos internacionais e MPB.

Fotos: Reprodução