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Região / Educação

Escolas municipais de Praia Grande retornam com aulas presenciais a partir de 2 de agosto

Da Redação

Com avan√ßo da vacina√ß√£o para profissionais da educa√ß√£o, a Secretaria de Educa√ß√£o (Seduc) prepara para colocar em pr√°tica o Plano de Retomada das Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino. Seguindo o Plano SP, do Governo do Estado, e com apoio do Comit√™ T√©cnico Cient√≠fico de Enfrentamento √† Covid-19, da Secretaria de Sa√ļde (Sesap), a Seduc definiu o retorno a partir de 2 de agosto. Neste primeiro momento, a capacidade ser√° de at√© 35% por turma.

Retornam para a rotina escolar os alunos de todos os segmentos de ensino. As crian√ßas matriculadas em turmas de Creche, Educa√ß√£o Infantil, Ensino Fundamental, Complementa√ß√£o Educacional e Educa√ß√£o de Jovens e Adultos (EJA) voltam com capacidade de 35% dos alunos por turma. A exce√ß√£o fica para os estudantes das EMs Anahy Navarro Trov√£o e S√©rgio Vieira de Mello, que ter√£o esse n√ļmero reduzido para 25%. Essa formata√ß√£o ter√° prazo de 15 dias.

Para dar continuidade ao aprendizado dos alunos, com a retomada das atividades dentro das escolas, a Secretaria de Educação passa a adotar o sistema híbrido de ensino. Nesta fase, os estudantes assistem às aulas presenciais uma vez por semana e nos demais dias continuam a acompanhar os exercícios propostos pelos professores de forma remota como já ocorre atualmente. Pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros podem optar para manter os alunos acompanhando às atividades remotas e/ou impressas.

Al√©m da quantidade de alunos por turmas, a Seduc promove tamb√©m adapta√ß√Ķes nos hor√°rios de atendimento. Para dar um intervalo entre um per√≠odo e outro, para que as salas possam ser higienizadas, as aulas passam de 4 para 3 horas por dia. Tamb√©m pela necessidade de limpeza e organiza√ß√£o, as creches atender√£o apenas em per√≠odo semi-integral, com carga reduzida para 5 horas di√°rias, ficando suspenso o integral.

Com o objetivo de garantir a integridade de alunos, professores e funcionários das escolas municipais, a Seduc adota mais um cuidado. Neste primeiro momento, retornam às atividades docentes e servidores vacinados com as duas doses e que tenham completado o ciclo de imunização, ou seja, 14 dias após a aplicação da segunda dose. Quem não encerrou esse processo só retorna apenas quando o mesmo estiver finalizado.

Os professores que não retornarem às aulas presenciais nas escolas continuam o atendimento dos alunos ainda de forma remota. Sendo assim, os estudantes também continuam a acompanhar as atividades de casa, como ocorre atualmente. Uma vez que os docentes receberem a segunda dose e cumprirem o prazo de 14 dias desta data para fechar o ciclo de imunização voltam à rotina escolar como os demais.

As escolas seguirão todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contarão com tapete higiênico, álcool gel, realizarão aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1 metro entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. Os recreios não terão mais o sistema self-service, os alimentos serão colocados diretamente nos pratos e servidos aos alunos.

Avanço

A partir do dia 16 de agosto, a pasta municipal dar√° in√≠cio √† segunda fase do plano ampliando a quantidade de alunos por turmas nas atividades presenciais. As salas com 35% passam a contar com 50% do total de crian√ßas. O sistema de ensino h√≠brido ainda continua a ser adotado nesta etapa. Isso porque, os alunos assistir√£o √†s aulas de forma presencial duas vezes na semana. Nos demais dias continuam a acompanhar as atividades remotamente. J√° as duas unidades da Educa√ß√£o Especial, o crescimento ser√° de 25% para 35% no n√ļmero de estudantes, que continuam a irem uma vez por semana √† escola.

Assim como na fase anterior, os horários continuam reduzidos pela necessidade de que as salas sejam higienizadas entre um período e outro. Sala de aula fica 3 horas por dia e as creches atendem apenas em período semi-integral com 5 horas diárias. Nesta fase, a presença do aluno dentro da escola ainda continua facultativa, pais e responsáveis podem manter em optar para os filhos acompanharem integralmente de casa.

No dia 30 de agosto, a Secretaria de Educação avança para a terceira etapa do Plano de Retomada das Aulas Presencias na Rede Municipal de Ensino. Nesta fase, a pasta municipal prevê o retorno das turmas com 100% da capacidade. Para isso, a Seduc levará em consideração a situação epidemiológica da doença para que assim possa definir ou não a obrigatória da presença dos alunos em sala.

Processo

Para chegar nesta definição, a Secretaria de Educação percorreu um longo percurso durante o mês de julho. A pasta municipal realizou reunião com diferentes grupos. O primeiro encontro realizado de forma virtual contou coma do promotor de Justiça, Dr. Carlos Cabral Cabreira, vereadores representantes da Comissão da Educação, assim como, integrantes das duas casas do Conselho Tutelar da Cidade.

Logo na sequ√™ncia, a pasta de Educa√ß√£o promoveu duas reuni√Ķes com diretores e assistentes de dire√ß√£o das 77 escolas municipais, tamb√©m com o intuito de discutir o processo de Retomada das Aulas Presenciais. O mesmo foi realizado junto com o Conselho Municipal de Educa√ß√£o (CME) o Comit√™ T√©cnico Cient√≠fico de Enfrentamento √† Covid-19, da Secretaria de Sa√ļde (Sesap), para que a Sa√ļde pudesse dar o parecer quanto a volta da rotina escolar.

S√≥ ap√≥s toda essa caminhada, junto com representantes da Sesap, a Secretaria de Educa√ß√£o apresentou o Plano de Retomada das Aulas Presencias na Rede Municipal de Ensino √† prefeita, Raquel Chini. ‚ÄúBuscamos envolver a todos os representantes. Mostrar quais seriam os nossos passos para que ficassem cientes e entendessem o processo por inteiro. Feito isso, apresentamos para a prefeita para que desse o aval‚ÄĚ, explicou a secret√°ria de Educa√ß√£o, a professora Cida Cubilia.

Com os ajustes necess√°rios e o Plano de Retomada das Aulas Presenciais j√° consolidados, a pasta da Educa√ß√£o fez o caminho de retorno. Desta forma, reuniu-se novamente com os diferentes grupos citados acima para confirmar como ficou definida a realiza√ß√£o do retorno. ‚ÄúBuscamos tornar todas as representatividades participantes do processo. Para que entendam o porqu√™ de cada passo e, se questionados, possam explicar‚ÄĚ, completou a secret√°ria de Educa√ß√£o.

Foto: Divulgação Prefeitura de Praia Grande/Arquivo