PUBLICIDADE

Região / Educação

Guarujá prepara volta às aulas presenciais para o dia 12 de julho

Da Redação

Com a plena vacinação dos profissionais de educação, a Prefeitura de Guarujá poderá retornar às aulas presenciais na rede municipal de ensino. E já tem data: 12 de julho. No entanto, os professores retomam suas atividades presenciais antes disso, em 5 de julho, para um período de acolhimento que prosseguirá até o dia 9.

A retomada se dar√° de maneira gradativa e cada sala de aula dever√° comportar no m√°ximo at√© 35% dos alunos, em sistema de revezamento. A medida valer√° para todos os n√≠veis de ensino municipais: N√ļcleos de Educa√ß√£o Infantil Municipais (Neims); N√ļcleo de Educa√ß√£o Infantil Conveniados (Neics); Educa√ß√£o Infantil (Emeis); Ensino Fundamental I e II; Educa√ß√£o para Jovens e Adultos (EJA I e II) Ensino Profissionalizante e os Centros de Atividades Educacionais e Comunit√°rias (Caecs).

A Prefeitura refor√ßa que ser√£o cumpridos todos os protocolos de biosseguran√ßa de combate ao novo coronav√≠rus. Al√©m disso, desde a √ļltima segunda-feira (14), a Seduc intensificou a vistoria junto √†s unidades municipais acerca da quantidade e instala√ß√£o de equipamentos de prote√ß√£o individual (EPIs), assim como √°lcool em gel, m√°scaras, luvas e aventais.

Diálogo com Sindicatos é primordial

O assunto inclusive foi discutido em reuni√£o realizada na √ļltima ter√ßa-feira (15), com o secret√°rio de Educa√ß√£o, Marcelo Nicolau, e os presidentes dos Sindicatos: dos Professores (Siproem), Joanice Gon√ßalves e, dos servidores (Sindiserv), Zoel Garcia. Tamb√©m participaram da reuni√£o o secret√°rio adjunto de Gest√£o de Ensino, Jo√£o Pecchiore, e a coordenadora geral de ensino da Seduc, √Črika Trombelli.

Conforme Nicolau, o di√°logo com os sindicatos √© importante para promover um retorno tranquilo e todas as medidas s√£o constru√≠das em conjunto com a Secretaria de Sa√ļde. “At√© o dia 12, todos os profissionais da educa√ß√£o estar√£o imunizados com as duas doses. Precisamos nos unir para que os profissionais da educa√ß√£o, alunos e pais se sintam seguros nesta retomada. Seguiremos atentos, de portas abertas, e podemos recuar se mostrar necess√°rio”, esclarece.

Para Zoel a retomada se faz necess√°ria. “Como professor sei que est√° na hora de voltar, claro, que com todos os cuidados de combate √† doen√ßa. Afinal, temos um ano e meio de atraso pedag√≥gico √†s nossas crian√ßas”, frisou. J√° Joanice requereu que “alguns protocolos de biosseguran√ßa precisam ser revistos. Tendo em vista que n√£o podemos perder vidas”, afirmou.

Guarujá conta atualmente com cerca de 34 mil alunos matriculados na rede municipal. O ensino presencial estava suspenso desde o final de abril, em função da pandemia da Covid-19. Com a volta das aulas presenciais, a Secretaria acrescenta que será mantido o Projeto de Ensino Remoto, através dos roteiros de estudo, disponibilizados de forma on-line no site da Prefeitura e também impresso nas escolas.

Quanto ao fornecimento de merenda aos estudantes ‚Äď servi√ßo que hoje est√° concentrado em 15 p√≥los educacionais ‚Äď ser√° feito pela pr√≥pria unidade onde o aluno est√° matriculado. Deste modo, o estudante poder√° realizar a refei√ß√£o na sua escola, se estiver no ensino presencial naquela data, ou fazer a retirada da alimenta√ß√£o, caso esteja no ensino remoto.

Cronograma de volta às aulas

16 a 18 de junho ‚Äď Reuni√£o com equipes gestoras

21 a 25 de junho ‚Äď Informa√ß√£o aos professores sobre a retomada

29 de junho a 2 de julho ‚Äď Reuni√£o com os pais

5 a 9 de julho ‚Äď Acolhimento aos Professores, adequa√ß√£o do Plano de Aulas, Hora do Trabalho Pedag√≥gico Coletivo (HTPC)

12 de julho ‚Äď Alunos retornam √†s aulas

Foto: Helder Lima/PMG