Da Redação
A interrupção de serviços preventivos e curativos na pandemia do coronavÃrus compromete, em diversos aspectos, a saúde da mulher. O alerta foi dado na manhã desta terça-feira (9) durante roda de conversa promovida pela Capep-Saúde na Seção de Reabilitação e Fisioterapia (Serfis), da Secretaria Municipal de Santos.
Responsável pelo Programa de Saúde do Servidor da Capep-Saúde, TaÃs Viana ressaltou a necessidade de se manter, durante a pandemia, o acesso a serviços essenciais como testagens, tratamentos, vacinações e exames de prevenção para câncer cervical e mamário. “O planejamento familiar é de extrema importância e terá reflexo nos próximos meses que sucedem a pandemia”.
Ela considerou a atividade extremamente positiva porque das 13 servidoras que participaram da roda de conversa, apenas três haviam feito os exames obrigatórios para a saúde da mulher nos últimos dois anos. “Ficamos um pouco assustadas com o fato de poucas mulheres estarem preocupadas com exames essenciais como o papanicolau e as mamografias, por exemplo”.
Menos exames
Os Ãndices de realização de exames de mamografia, conta TaÃs Viana, caÃram consideravelmente durante a pandemia. A mamografia e o papanicolau são exames que devem ser feitos pelo menos uma vez por ano, para identificar eventuais doenças logo no inÃcio e facilitar o tratamento.
A coordenadora da ClÃnica Psicológica da Unisantos, professora Fernanda Aguilera, abordou tópicos sobre a saúde mental da mulher durante a pandemia.
Próximo evento
A ação desta terça-feira integrou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Como o resultado foi considerado muito positivo, a professora do curso de Enfermagem Joice Maria Pacheco Antonio Fernandes sugeriu uma nova roda de conversa, que será realizada no próximo dia 17, às 10h, na Capep-Saúde, para atender as servidoras da instituição.
Foto: Divulgação/PMS