PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Anvisa pede inclus√£o de eventos adversos na bula da vacina da Janssen

Da Agência Brasil

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) requereu √† farmac√™utica estadunidense Janssen e a sua representante no Brasil Cilag a inclus√£o na bula da vacina contra a covid-19 de informa√ß√Ķes sobre os eventos adversos ocorridos durante a imuniza√ß√£o. As companhias t√™m 30 dias para cumprir a solicita√ß√£o.

Eventos adversos s√£o epis√≥dios indesejados registrados em pessoas que receberam a vacina, que devem ser comunicados √† Anvisa para o monitoramento de vigil√Ęncia em sa√ļde sobre esses produtos.

Segundo a ag√™ncia, entre os eventos adversos notificados aparecem aumento do n√ļmero de linfonodos (como caro√ßos no pesco√ßo), sensa√ß√£o de dorm√™ncia em algumas partes do corpo, diminui√ß√£o da sensibilidade da pele, zumbido no ouvido, diarreia e v√īmitos.

Notificação

A notificação de eventos adversos precisa ser feita à Anvisa mesmo se não houver suspeita de que o desconforto foi provocado pelo medicamento. De acordo com a Anvisa, a subnotificação pode retardar a identificação de sinais de risco e subestimar a dimensão de um problema.

A comunicação pode ser feita por meio do site da Anvisa, pelos sistemas Vigimed e Notivisa. Ali, há possibilidade de relatar problemas em diversos produtos, entre eles medicamentos e vacinas.

Foto: Itamar Aguiar/Pal√°cio Piratini