PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o título brasileiro

Da Redação

O Flamengo conquistou na noite de quinta-feira (25) o t√≠tulo do Campeonato Brasileiro de 2020. Na √ļltima rodada, na Capital, o time perdeu por 2 a 1 para o S√£o Paulo e parou nos 71 pontos. Mas ficou com a ta√ßa porque o vice-l√≠der Internacional n√£o saiu de um empate sem gols com o Corinthians em Porto Alegre e terminou com 70.

No Morumbi, o S√£o Paulo fez 1 a 0 nos acr√©scimos do primeiro tempo, com Luciano cobrando falta. Aos 5 minutos da segunda etapa, Bruno Henrique, de cabe√ßa, empatou para o Flamengo. Mas Pablo, aos 13, colocou novamente o Tricolor na frente, dando n√ļmeros finais √† partida.

Como o time carioca n√£o fez sua parte na √ļltima rodada, ficou na depend√™ncia do resultado do jogo entre Inter e Corinthians, no est√°dio Beira-Rio. Se a equipe ga√ļcha vencesse, chegaria aos 72 pontos e conquistaria o t√≠tulo.

O Inter teve três gols anulados, dois por impedimento e outro por falta na jogada. Além disso, os jogadores reclamaram de pênalti quando a bola bateu no braço do jogador corintiano Ramiro. Mas a arbitragem interpretou o lance como toque involuntário.

Ao t√©rmino da partida no Morumbi, os jogadores do Flamengo ficaram √† espera do final do jogo em Porto Alegre, torcendo para que o Internacional n√£o vencesse. O time ga√ļcho ainda teve uma chance clara de gol nos acr√©scimos, mas n√£o converteu e segue sem conquistar o t√≠tulo brasileiro desde 1979.

Já o Rubro-Negro é considerado oficialmente campeão brasileiro de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e, agora, em 2020, que só terminou neste ano por causa da paralisação do calendário do futebol durante os primeiros meses de pandemia de Covid-19. O clube também contabiliza o título da Copa União de 1987.

Paulistas
Com a vitória sobre o Flamengo, o São Paulo terminou o Brasileirão em quarto lugar, com 66 pontos, e se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.

O Palmeiras é outro time que vai entrar na edição de 2021 na fase de grupos da competição continental, mas por ser o atual campeão. Na quinta-feira, em Belo Horizonte, o time perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e encerrou sua campanha no Brasileirão em sétimo lugar, com 58 pontos.

O Santos j√° estava classificado para a Libertadores, mas ter√° de disputar a fase pr√©. Na √ļltima rodada do campeonato nacional, a equipe foi derrotada pelo Bahia por 2 a 0, em Salvador. Terminou em oitavo, com 54 pontos.

J√° Red Bull Bragantino e Corinthians ir√£o disputar a Copa Sul-Americana. O clube de Bragan√ßa Paulista terminou o Campeonato Brasileiro em 10¬ļ lugar, com 53 pontos, ap√≥s a vit√≥ria sobre o Gr√™mio por 1 a 0 na √ļltima rodada. E o time da Capital acabou em 12¬ļ, com 51 pontos.

Foto da capa: Lucas Figueiredo/CBF