PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o título brasileiro

Da Redação

O Flamengo conquistou na noite de quinta-feira (25) o título do Campeonato Brasileiro de 2020. Na última rodada, na Capital, o time perdeu por 2 a 1 para o São Paulo e parou nos 71 pontos. Mas ficou com a taça porque o vice-líder Internacional não saiu de um empate sem gols com o Corinthians em Porto Alegre e terminou com 70.

No Morumbi, o São Paulo fez 1 a 0 nos acréscimos do primeiro tempo, com Luciano cobrando falta. Aos 5 minutos da segunda etapa, Bruno Henrique, de cabeça, empatou para o Flamengo. Mas Pablo, aos 13, colocou novamente o Tricolor na frente, dando números finais à partida.

Como o time carioca não fez sua parte na última rodada, ficou na dependência do resultado do jogo entre Inter e Corinthians, no estádio Beira-Rio. Se a equipe gaúcha vencesse, chegaria aos 72 pontos e conquistaria o título.

O Inter teve três gols anulados, dois por impedimento e outro por falta na jogada. Além disso, os jogadores reclamaram de pênalti quando a bola bateu no braço do jogador corintiano Ramiro. Mas a arbitragem interpretou o lance como toque involuntário.

Ao término da partida no Morumbi, os jogadores do Flamengo ficaram à espera do final do jogo em Porto Alegre, torcendo para que o Internacional não vencesse. O time gaúcho ainda teve uma chance clara de gol nos acréscimos, mas não converteu e segue sem conquistar o título brasileiro desde 1979.

Já o Rubro-Negro é considerado oficialmente campeão brasileiro de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e, agora, em 2020, que só terminou neste ano por causa da paralisação do calendário do futebol durante os primeiros meses de pandemia de Covid-19. O clube também contabiliza o título da Copa União de 1987.

Paulistas
Com a vitória sobre o Flamengo, o São Paulo terminou o Brasileirão em quarto lugar, com 66 pontos, e se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.

O Palmeiras é outro time que vai entrar na edição de 2021 na fase de grupos da competição continental, mas por ser o atual campeão. Na quinta-feira, em Belo Horizonte, o time perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e encerrou sua campanha no Brasileirão em sétimo lugar, com 58 pontos.

O Santos já estava classificado para a Libertadores, mas terá de disputar a fase pré. Na última rodada do campeonato nacional, a equipe foi derrotada pelo Bahia por 2 a 0, em Salvador. Terminou em oitavo, com 54 pontos.

Já Red Bull Bragantino e Corinthians irão disputar a Copa Sul-Americana. O clube de Bragança Paulista terminou o Campeonato Brasileiro em 10º lugar, com 53 pontos, após a vitória sobre o Grêmio por 1 a 0 na última rodada. E o time da Capital acabou em 12º, com 51 pontos.

Foto da capa: Lucas Figueiredo/CBF