PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Apesar de alertas, Tóquio 2020 terá até 10 mil espectadores por local

Da Agência Brasil

Os organizadores da Olimp√≠ada estabeleceram em 10 mil o n√ļmero de espectadores em cada local de competi√ß√£o dos Jogos de T√≥quio de 2020 nesta segunda-feira (21), dias depois de especialistas alertarem que realizar o evento sem torcedores seria a op√ß√£o menos arriscada durante a pandemia de Covid-19.

A decis√£o, que muitos j√° esperavam devido aos coment√°rios tanto dos organizadores quanto de conselheiros m√©dicos do governo, sublinha o √≠mpeto do Jap√£o para preservar o evento multibilion√°rio em meio √† oposi√ß√£o p√ļblica e a uma preocupa√ß√£o profunda com um ressurgimento de infec√ß√Ķes.

O pa√≠s tem evitado o tipo de surto explosivo de coronav√≠rus que devasta outro pa√≠ses, mas a distribui√ß√£o de vacinas est√° lenta e o sistema de sa√ļde est√° no limite em alguns lugares.

O limite para os Jogos, que devem come√ßar em 23 de julho, “ser√° estabelecido em 50% da capacidade do local, at√© um m√°ximo de 10 mil pessoas”, disseram os organizadores em um comunicado.

Mas as comemora√ß√Ķes de uma vit√≥ria ou do desempenho de um azar√£o corajoso podem ser frustradas, j√° que os gritos est√£o proibidos. Os organizadores tamb√©m disseram que m√°scaras ser√£o exigidas e que se pedir√° aos espectadores que se dirijam diretamente aos locais de competi√ß√£o e depois diretamente para casa.

Os n√ļmeros podem ser ainda mais reduzidos depois de 12 de julho se as medidas de “quase emerg√™ncia” contra a Covid-19, que devem terminar um dia antes, forem prorrogadas ou devido a quaisquer outras medidas anti-infec√ß√£o em vigor na ocasi√£o, acrescentaram os organizadores.

Os espectadores estrangeiros já foram proibidos de comparecer. O estádio nacional, que foi construído para a Olimpíada de Tóquio de 1964 e deveria sediar o atletismo e o futebol nesta edição, receberia 68 mil torcedores, mas agora acolherá menos de 15% de sua capacidade.

Mas os direitos de transmiss√£o de televis√£o, como o da NBC Universal para 17 noites de cobertura no hor√°rio nobre dos Estados Unidos, permitir√£o que os Jogos sejam transmitidos em todo o mundo.

Os organizadores ainda estão estudando se permitem o consumo de álcool nos locais de competição, disse a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto. Apesar de os especialistas terem demonstrado preocupação, Hashimoto já havia dito que está cogitando a permissão de até 10 mil torcedores.

As rendas de ingressos provavelmente ser√£o reduzidas para menos da metade dos 817,14 milh√Ķes de d√≥lares esperados anteriormente, disse o presidente-executivo da T√≥quio 2020, Toshiro Muto, em uma entrevista coletiva.

Foto: Divulgação