PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Estivadores marcam greve para segunda-feira (19)

O Sindicato dos Estivadores aprovou greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (19). Até lá, eles cumprirão a chamada cláusula de paz proposta na segunda-feira (12) pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Ivani Contini Bramante.

Em audiência de conciliação e instrução, a juíza apresentou proposta ao sindicato e aos terminais de contêineres para a data-base de reajuste salarial da categoria, em março. Ivani Bramante deu prazo até sexta-feira (16) para as partes se pronunciarem sobre a proposta, que engloba também a utilização de 77% de mão de obra vinculada nos terminais.

O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva, defende a proporcionalidade de 50% de vinculados e 50% de avulsos. Ele fará uma contraproposta, nesse sentido, à desembargadora. O julgamento deve ocorrer na próxima semana, entre 19 e 23 de setembro, ou na seguinte. A juíza propôs reajuste salarial de 10%, vale-refeição de 30 reais, diária de 320 reais e equipes de cinco homens.

Os estivadores reivindicam reajuste de 11.78%, retroativo a 1º de março, vale-refeição de 30 reais e oito homens nas equipes de vinculados. Além disso, pedem 40% de adicional de risco para avulsos e vinculados, obrigatoriedade de requisição de ternos de avulsos em todos os navios e estabilidade de emprego a todos os trabalhadores contratados a partir de 1º de março, por cinco anos.

Foto: Reprodução (Paulo Passos)

foto-paulo-passos-sindicato-estivadores-revista-mais-santos