PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Pazuello admite início da vacinação nos estados a partir desta segunda-feira

Da Redação e da Agência Brasil

O Ministro da Sa√ļde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (18), que a vacina√ß√£o contra a Covid-19 ser√° iniciada a partir das 17h em todo o pa√≠s. “Acho que podemos come√ßar at√© o fim do expediente, a partir das 17h”, declarou o ministro.

O horário foi proposto, segundo ele, para dar tempo de todos os estados receberem as doses da Coronavac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manh√£, do ato simb√≥lico de entrega de 4,6 milh√Ķes de doses da CoronaVac no Centro de Log√≠stica do Aeroporto de Guarulhos, em S√£o Paulo. As vacinas ser√£o transportadas por via a√©rea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amap√°, Amazonas, Cear√°, Goi√°s, Mato Grosso do Sul, Piau√≠, Rond√īnia, Roraima e Santa Catarina. Tamb√©m h√° previs√£o de distribui√ß√£o de vacinas por via terrestre.

Segundo o ministro, o Instituto Butantan receber√° um of√≠cio pedindo celeridade no envio do pedido de autoriza√ß√£o √† Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) para a produ√ß√£o de mais 2 milh√Ķes de doses da CoronaVac. A documenta√ß√£o deve ser analisada at√© 31 de mar√ßo.

Ele refor√ßou que os primeiros a receber as doses da vacina ser√£o integrantes do grupo priorit√°rio: profissionais da sa√ļde, idosos e ind√≠genas. Pazuello destacou, ainda, que os cuidados com uso de m√°scara e √°lcool em gel n√£o podem ser deixados de lado. ‚ÄúA vacina n√£o determina o fim das medidas protetivas‚ÄĚ, disse.

Logística

A log√≠stica de distribui√ß√£o das vacinas ser√° realizada por avi√Ķes e caminh√Ķes, compondo estes √ļltimos uma frota de 100 ve√≠culos com √°reas de carga refrigeradas, que at√© o final de janeiro aumentar√£o em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via sat√©lite.

Foto: Reprodução/TV