PUBLICIDADE

Região / Festas Populares

Cidades da Baixada Santista celebram o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, uma data para a comemoração, mas também de reforço para o respeito e garantia de direitos e deveres do público LGBTQIAPN+

 

Foto: BrutallyHonestFREE/Pixabay/Reprodução

Por Vinícius Farias

No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, uma data para a comemoração, mas também de reforço para o respeito e garantia de direitos e deveres do público LGBTQIAPN+. Na Baixada Santista, as cidades realizaram ações para comemorar a data.

Em Santos, a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) promoveu um evento especial para celebrar a data , com roda de conversa com o tema: ‘Orgulho, para quem?”.  A ação foi aberta aos munícipes, sendo realizada no 5º andar do Paço Municipal (Praça Mauá s/nº, Centro Histórico).

Em São Vicente, a comemoração da data será nesta sexta-feira (30), quando haverá a assinatura do decreto que garante o nome social para transgêneros e travestis.

Em Guarujá, houve nesta quarta-feira (28) a assinatura do Decreto Municipal que institui o uso de nome social em serviços públicos municipais, no Paço Municipal.

No município de Itanhaém, as comemorações serão nos dias 1º e 09 de julho, com a 3ª Semana da Diversidade LGBTQIAP+, organizada pela presidente do Centro Cultural de Matriz Africana Yle Ase Oya Guere Oba Baayonni, Oyayemi Shywa C. Trindade, conhecida como Mãe Silvia. Na oportunidade, diversas atrações serão realizadas com o objetivo de ressaltar a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e sexualidade, incentivando a inclusão. O destaque da programação fica por conta da 6ª parada do orgulho LGBTQIA+ de Itanhaém, que acontece no dia 09 de julho, a partir das 12 horas, na Praia do Sonho

Já em Bertioga, foi promovida a segunda edição da Oficina da Diversidade. Nela, palestras sobre a diversidade e saúde mental foram discutidos.

Nos municípios de Cubatão, Praia Grande, Peruíbe e Mongaguá, ainda não foram divulgadas ações para o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.