PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

Da Agência Brasil

As 2 milh√Ķes de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), come√ßar√£o a seguir para os estados na tarde deste s√°bado (23). Depois de chegar em voo da Emirates no Aeroporto de Guarulhos, √†s 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avi√£o da Azul at√© a Base A√©rea do Gale√£o, onde chegou √†s 22h.

O avi√£o foi recebido na pista por um batismo simb√≥lico, com jatos de √°gua lan√ßados em forma de arco pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Gale√£o. As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na √ćndia, e eram aguardadas desde s√°bado (16), mas tiverem atraso no envio por quest√Ķes internas da √ćndia.

O ministro da Sa√ļde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Rela√ß√Ķes Exteriores, Ernesto Ara√ļjo, e das Comunica√ß√Ķes, F√°bio Faria. Tamb√©m estavam presentes o embaixador da √ćndia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade. Esta √ļltima se juntou ao grupo no Rio de Janeiro.

“A encomenda tecnol√≥gica prev√™ 100 milh√Ķes de doses para o primeiro semestre. Essas 2 milh√Ķes de doses s√£o apenas o in√≠cio. √Č o come√ßo do processo. O objetivo do Minist√©rio da Sa√ļde √© a vacina√ß√£o em massa do povo brasileiro. E isso vai nos colocar, rapidamente, no topo da lista do n√ļmero de vacinados. Com 8 milh√Ķes de doses, n√≥s passaremos a ser o segundo pa√≠s do ocidente que mais vacinou”, disse Pazuello, em pronunciamento √† imprensa na Base A√©rea.

O ministro Ernesto Ara√ļjo ressaltou a coopera√ß√£o e a rela√ß√£o diplom√°tica com a √ćndia. “Isto aqui √© o come√ßo de uma parceria tanto na √°rea farmac√™utica quanto em muitas outras √°reas com a √ćndia. Pa√≠s pelo qual temos uma admira√ß√£o imensa, uma amizade imensa, que agora se consolida ainda mais”, disse Ara√ļjo.

Fiocruz

Da Base A√©rea, as vacinas seguiram em caminh√Ķes refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiol√≥gicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para checagem de qualidade e seguran√ßa, al√©m de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informa√ß√Ķes em portugu√™s.

Esse processo será feito ao longo da madrugada e da manhã de sábado e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição para todos os estados brasileiros no período da tarde.

Toda a log√≠stica de distribui√ß√£o ficar√° sob a responsabilidade do Minist√©rio da Sa√ļde, por meio do Plano Nacional de Operacionaliza√ß√£o da Vacina√ß√£o contra a Covid-19.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil